Tudo sobre o Portal Empreenda Fácil SP

Criado em 2017, o Portal Empreenda Fácil SP surgiu como alternativa para acelerar e simplificar o processo de abertura de uma empresa. Mas você sabe como o portal funciona na prática?  

Para te ajudar a entender melhor tudo sobre o Portal Empreenda Fácil SP, separamos um conteúdo completo neste artigo. Continue a leitura e entenda o que é e como ele funciona!

O que é o Portal Empreenda Fácil SP

Antes de mais nada, precisamos te explicar o que é o Portal Empreenda Fácil SP. E como já destacamos, o portal surgiu em 2017 com o intuito de tornar o processo de abertura de uma empresa muito mais rápido.

Para isso, ele simplifica as burocracias do registro e viabilidade de um negócio. Isto é, antes, para abrir uma nova empresa, o empreendedor precisava passar por diversas fases, em diferentes órgãos.

E justamente toda essa burocracia é que tornava o processo mais demorado, levando semanas, ou até mesmo meses, para ser concluído.

E para que ele serve?

Ou seja, na prática o Portal Empreenda Fácil SP serve para desburocratizar o processo de abertura de uma empresa. Através da integração de diferentes sistemas, como o da Prefeitura de São Paulo e da Junta Comercial, é possível dar mais celeridade para que novos negócios ganhem vida.

A medida vem para fazer com que novos empreendedores ganhem tempo se concentrando em pontos mais importantes. Além disso, o Portal Empreenda Fácil SP também traz a mesma facilidade para o encerramento de empresas.

Para isso, o sistema do portal segue os princípios estabelecidos pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios do Governo Federal.

E o que é possível fazer?

Agora você já sabe que, através do Portal Empreenda Fácil SP, é possível abrir sua empresa com muito mais rapidez e facilidade. Mas é só isso que é possível fazer na plataforma?

Como já destacamos, além do processo de abertura, o Portal busca também facilitar o procedimento de encerramento de um negócio. A ideia é fazer com que haja menos burocracia mesmo para quem está fechando as portas.

Contudo, através do Portal, também é possível realizar outros procedimentos. Em suma, dentre as funcionalidades oferecidas, estão:

  • Abertura de novos negócios,
  • Análise de viabilidade da empresa,
  • Inscrição municipal,
  • Alterações cadastrais da empresa já existente,
  • Regularização de licenciamento,
  • Licenciamento integrado,
  • Consultas para o status do Auto de Licença de Funcionamento,
  • Análise de Viabilidade e de Risco.

Assim, com essa centralização, há mais facilidade na hora de regularizar seu negócio. Além disso, os processos são feitos com os mesmos padrões de confiança para novos empreendedores.

Como funciona o Portal Empreenda Fácil SP?

Mas como é possível fazer tudo isso através do sistema do Portal? Qual a diferença do novo procedimento para o que era feito anteriormente?

Em resumo, o que torna isso possível é a integração da Prefeitura de São Paulo ao sistema Via Rápida Empresa (VRE REDESIM) da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Assim, há uma centralização das informações das etapas de abertura, fazendo com que os dados sirvam de indicadores para aplicações a favor do empreendedorismo.

Ou seja, a centralização de informações em um mesmo sistema faz com que haja muito mais rapidez na hora de abrir sua empresa. Também vale destacar que os empreendedores podem tirar suas dúvidas sobre o procedimento com as orientações no site da JUCESP.

Aliás, é justamente essa centralização que torna possível reduzir o prazo de abertura de novos negócios. Se antes eram necessários quase 100 dias para isso, hoje esse prazo leva, em média, 2 dias. A migração dos procedimentos para o meio digital também é um dos fatores que traz mais rapidez para esse processo.  

Antes, contando o início do pedido de abertura, a análise de viabilidade e demais fases, o empreendedor precisava ir em até 16 órgãos diferentes. Agora, tudo é feito pela internet.

Em outras palavras, o Portal Empreenda Fácil moderniza o licenciamento de empresas, fazendo com que a cidade de São Paulo seja mais competitiva para quem ingressa no ambiente de negócios. E o melhor exemplo disso são as mais de 300 mil empresas abertas na cidade desde o lançamento do portal.

Os benefícios do Portal para empreendedores

Mas essa rapidez e facilidade não são os únicos benefícios que o Portal Empreenda Fácil traz para novos empreendedores. A modernização do processo ainda apresenta outras vantagens. Confira a seguir mais sobre elas!

Procedimentos integrados

Como já falamos antes, os procedimentos municipais, estaduais e federais para empresas são integrados no Portal Empreenda Fácil. Assim, há muito mais facilidade em regularizar um negócio, independente da esfera administrativa.

Isso, aliado a uma automatização e simplificação de processos, torna muito mais atrativa a abertura de empresas em São Paulo.

Melhoria do ambiente de negócios

Toda essa automatização também beneficia o ambiente de novos negócios na cidade. Com o Portal, começar a empreender não ficou só mais rápido, mas também barato.

E para quem está iniciando agora suas atividades, essa economia pode ser um grande diferencial entre o sucesso e as portas fechadas em menos de 5 anos. Com a economia de tempo e dinheiro, é possível investir muito mais em planejamento e organização da sua empresa.

Regularização fiscal

Por fim, também é possível destacar como benefício do Portal Empreenda Fácil SP a facilidade em regularizar sua empresa junto ao município. Antes, ajustar a situação fiscal de um negócio levava muito mais tempo e trazia muito mais dores de cabeça. Com o Portal, todo o processo fica mais simples de se resolver. Além disso, o ideal também é contar com o apoio de quem entende do assunto. E para isso, a DNA Financeiro traz um serviço de contabilidade que está sempre à sua disposição!