Sua Internet tem problemas de falha de rota e não consegue nos acessar? Identifique e resolva com essas 4 dicas.

Problemas com a conexão? Vamos te ajudar.

Olá cliente DNA Financeiro!

Provavelmente você já tentou acessar alguns outros sites, obteve sucesso em alguns, lentidão em outros e ainda não consegue entender como esse problema funciona.

Se você já sabe sobre o assunto, está com pressa e quiser pular diretamente para a solução, clique aqui. Caso tenha dúvidas e gostaria de saber como isso acontece e como detectar, continue a leitura, é rapidinho, leva uns 5 minutos.

Como assim, falha de rota?

De forma muito resumida, quando você tenta acessar um site, ou um sistema online, como é o ERP DNA Financeiro, você tem que necessariamente:

  • Ter uma conexão com a internet;
  • Ter um navegador moderno e atualizado;

Mas não é só isso: quando você tenta acessar um site, existe um caminho que o seu pedido de acesso tem que percorrer para poder chegar até ele (que no nosso exemplo, é um de nossos sistemas ou site, ou mesmo este blog post).

É bem parecido quando você pega o seu carro para ir viajar para outra cidade. As ruas, avenidas e estradas que você utiliza para ir ao seu destino equivalem ao caminho da sua conexão de internet até os grandes servidores de estrutura da internet brasileira (ou mundial, se você estiver acessando um site em outro país) que por sua vez encaminham o seu acesso para o destino desejado.

Mas, e quando uma rodovia fica em obras? Ou acontece um acidente no meio da rodovia? Ou uma ponte cai? Ou quando todo mundo resolve viajar ao mesmo tempo em um feriado prolongado? Na estrutura física da Internet, isso também acontece, e as operadoras de internet, como Vivo, Oi, Claro, são as responsáveis por por manter as “estradas virtuais” seguras e com velocidade de tráfego adequada: e é desse tipo de problema que estamos falando aqui. As rotas alternativas deixam o sistema de tráfego mais lento, mas ainda é possível chegar no seu destino. Aqui, iremos te ajudar também a fazer a sua conexão de internet a fazer essa rota alternativa, mas primeiro…

Como é que eu vou saber se é mesmo um problema de rota?”

Como isso é raro de acontecer, nós tivemos que pesquisar para poder monitorar esse processo. Para isso, existe um site bem legal que monitora a atividade da internet em tempo real: o DownDetector (https://downdetector.com.br).

problemas
Ilustração 1: O site Downdetector monitora em tempo real a maioria dos serviços relevantes do Brasil e do mundo, na versão internacional. Print tirado em 22/05/2019

Clique em um dos links dos serviços citados para verificar o estado do mesmo, e se há problemas reportados por usuários:


Exemplo de problemas reportados no serviço de internet da Vivo, print de 22/05/2019.

Se você clicar em “Mapa ao vivo”, consegue inclusive ver o monitoramento das falhas de rede em um mapa do Brasil:

Mapa com apontamento de um problema grave na infraestrutura da Vivo, print tirado em 22/05/2019

Com isso – e também com o seu acesso ao nosso site não acontecendo – seguramente podemos afirmar que há um problema de rota para nos acessar, e que provavelmente a empresa provedora de internet já está trabalhando para resolver o problema. Mas, o que fazer enquanto essa manutenção não acontece? Como já entendemos o problema, apresentamos aqui algumas soluções rápidas para tentar contorná-lo. Vamos a eles!

1) Você tem um outro tipo de conexão com a Internet?

Hoje em dia, como temos mais empresas que oferecem o serviço de internet, podemos tentar conectar nosso computador / smartphone / tablet, em outra rede, que não seja a que está reportando problemas. Sua conexão Vivo está com problemas? Tente testar o acesso em uma outra operadora como Claro, Tim, Oi, que não utilize a mesma estrutura, e que esteja com status ok no DownDetector. Vale qualquer conexão, inclusive a de rotear a conexão de Internet 4g do seu smartphone para o seu computador. Smartphones Android e iOS fazem isso hoje de forma bem rápida e ágil, e isso pode salvar o seu dia de trabalho.

Assim como acontece ao ir para o trabalho, ou para a casa de um amigo, estamos acostumados a sempre seguir uma rota rotineira, (aqui no interior chamamos de “o caminho da roça”), as rotas de pacotes na internet podem simplesmente não se atualizar sozinhas quando interrompidas por conta desse “vício de rota”. Se você tem uma conta de internet empresarial, vale entrar em contato com a prestadora, pois pode ser que o seu contrato de disponibilidade de serviço contemple esse tipo de ocorrência e você consiga resolver isso para a sua empresa inteira de uma vez.

3) Instale um programa com redirecionamento de rota, como uma VPN.

Esta, e a opção seguinte são mais técnicas, e se você trabalha em um ambiente empresarial com regras bem estabelecidas, ou não se sentir à vontade para fazê-lo peça ajuda do técnico de TI da sua empresa antes de aplicá-las.

Uma VPN (Virtual Private Network) é um programa que redireciona os pacotes da sua conexão internet em caminhos alternativos, inclusive sendo uma boa opção para quem não quer receber publicidade direcionada, ou quer uma camada maior de privacidade em sua navegação.

Neste caso, explicaremos brevemente como baixar o navegador Opera para o seu computador desktop/notebook, que é uma navegador moderno e que já vem com um programa VPN integrado e pré-configurado, para tentar resolver esse problema em passos rápidos. De forma similar também há a versão para smartphone.

Passos:

  1. Tente acessar o link http://opera.com e clique no link “Baixar o Opera” no canto direito da tela.
  2. Localize o pacote de instalação baixado e instale o programa no seu computador. Se quiser customizar sua instalação, há um link chamado “Opções”, que permite marcar/desmarcar alguns itens.
  3. Ao finalizar a instalação, o navegador abrirá com uma tela com alguns sites. Siga as instruções nas imagens a seguir para ativar a VPN gratuita do Opera no navegador.
Clique no botão do menu lateral direito para abrí-lo.
No final do menu, clique em “Ir para as configurações do navegador”
Novamente, no final da tela, clique em “Avançado”
Ative o item “Habilitar VPN” se estiver desabilitado
Pronto! Com a opção ativada, abra uma nova aba e tente acessar o recurso que não estava acessível.
Páginas acessadas com a opção VPN ativa recebem um selo azul perto da barra de endereço.

4) Para explorar opções mais avançadas, chame o técnico de TI da sua empresa para ajudar.

Se até a tentativa do item 3 não funcionou a contento, recomendamos que você consulte o seu técnico de TI para te ajudar a detectar o problema de forma mais técnica, pois ele explorará alternativas como utilizar outras soluções de VPN, ou de servidores proxy, que são mais complexas e que demandarão maior especialização e tempo de análise para solucionar o seu problema de acesso.

Gostou desse post? Espero que tenhamos te ajudado a compreender esse problema, e que nossas opções de solução tenham sido úteis. Bons lançamentos! 🙂