Ícone do site Blog DNA Financeiro

Pró-labore

Você sabe o que é Pró-labore?

Pró-labore é uma expressão de origem latina que significa “pelo trabalho”. No contexto empresarial, pró-labore se refere a uma remuneração ou retirada mensal que os sócios ou diretores de uma empresa recebem pelo seu trabalho e dedicação à organização.

O pró-labore é uma forma de remuneração dos sócios ou diretores pelo trabalho que desempenham na empresa, sendo diferente dos lucros distribuídos aos sócios como resultado do desempenho financeiro da empresa. Enquanto os lucros são distribuídos com base na participação de cada sócio no capital social da empresa, o pró-labore é uma remuneração fixa acordada entre os sócios ou diretores.

É importante ressaltar que o proólabore está sujeito à incidência de encargos sociais, como imposto de renda retido na fonte e contribuições previdenciárias, de acordo com a legislação fiscal e trabalhista do país.

Ele é classificado como uma despesa administrativa dentro da empresa e é através do pró-labore que o empresário pode, por exemplo, contribuir para a previdência.

Ele é obrigatório para todo sócio administrador, cotista, titular de empresa individual ou SLU.

Não há um valor determinado em lei para o pró-labore. A única exigência é a de que este não seja menor do que o salário mínimo vigente.

É fundamental contar com o suporte de um contador ou consultor jurídico especializado para entender as obrigações fiscais e trabalhistas relacionadas ao pró-labore, garantindo o cumprimento das normas legais e a correta administração das finanças da empresa.

Nós da equipe DNA Financeiro, estamos a disposição para te ajudar e suprir todas as suas dúvidas sobre Pró-labore.

Boa sorte e sucesso a todos!

Caso queira, este é o link para download da nossa documentação sobre Pró-labore: https://drive.google.com/file/d/1Lxlg52HHxm_jZ_NF3dEoN7kHQ2WG9oxV/view?usp=sharing

Sair da versão mobile