Por que toda empresa precisa de um escritório de contabilidade?

Por que toda empresa precisa de um escritório de contabilidade? O que faz desse tipo de serviço algo tão importante para um negócio? E em que casos é obrigatório ter um contador?

Apesar de nem todos saberem, o serviço de um escritório de contabilidade vai muito além das obrigações tributárias. Dessa forma, é possível dizer que contar com um bom serviço de contabilidade pode ser um bom investimento.

E para te mostrar como isso se traduz em resultados, separamos neste artigo alguns dos porquês de toda empresa precisa de um escritório de contabilidade. Confira mais a seguir!

O que faz um escritório de contabilidade?

Mas antes de entender porque toda empresa precisa de um escritório de contabilidade, é importante entender o que faz um. Isto é, são muitos os serviços que um contador pode prestar para o seu negócio. Esse tipo de serviço está presente em muitos momentos e setores da empresa.

De forma objetiva, um dos principais objetivos da contabilidade é trazer informações e dados para a empresa. Ou seja, por meio do trabalho contábil, o empreendedor tem acesso a informações que lhe auxiliam na tomada de decisões em muitas frentes do seu negócio.

Outro serviço que um escritório de contabilidade faz é a escrituração contábil e tributária. Essa, aliás, é uma das maiores obrigações que um contador possui. Em resumo, o contador fica responsável pelos livros fiscais da empresa, onde registra movimentações financeiras e preenche demonstrativos.

Mas é o contador quem também fica responsável por algumas declarações e obrigações da empresa. São essas declarações que fazem com que seu negócio permaneça funcionando de acordo com a legislação. Aqui também entra a emissão de alguns documentos, como a Certidão Negativa de Débitos.

Contudo, também podemos destacar como trabalho do escritório de contabilidade a assessoria, seja Trabalhista, de Gestão Financeira ou para Planejamento Tributário.

Por que toda empresa precisa de um escritório de contabilidade?

Mas esses são os únicos motivos de por que toda empresa precisa de um escritório de contabilidade? Mais do que apenas uma exigência legal, um bom contador é capaz de fazer com que seu negócio tenha mais segurança e eficiência.

Em outras palavras, contar com o serviço de um escritório de contabilidade é uma forma de potencializar o lucro e o crescimento de um negócio. E como isso se traduz na prática? Confira a seguir!

Abertura de empresa

Um exemplo disso é a abertura de empresa. Para legalizar um negócio, e tornar o processo mais rápido, o serviço contábil pode ser bem útil. Além de tempo, você evita ter que lidar com tanta burocracia e legislações sozinho.

Isto é, a abertura de um CNPJ, e a legalização da empresa, exige diversos procedimentos que, nem sempre, você irá conhecer. Por outro lado, o contador é um profissional especializado para lidar com muitos desses processos.

Exemplo disso é a definição do capital social e regime tributário da empresa. Da mesma forma, o contador auxilia também na definição do ramo de atividade mais adequado para seu negócio, de acordo com o CNAE.

Redução de custos

Mais um motivo de porque toda empresa precisa de um escritório de contabilidade à redução de custos. O empreendedor deve considerar o trabalho do contador como um investimento, e não só mais um custo.

Isso porque lidar com o sistema tributário brasileiro pode ser bem complexo. E sem a ajuda desse profissional, muitos acabam gastando até mais do que o necessário com impostos e tributos.

Sendo assim, com a ajuda do contador, sua empresa pode não apenas reduzir custos, como também economizar tempo.

Além disso, o contador também fica responsável pelo planejamento tributário da sua empresa, o que garante ainda mais eficiência na hora de lidar com impostos.

Regularização do negócio e gestão eficiente

Outra razão que faz do trabalho de um escritório de contabilidade algo tão importante para a empresa é a regularização do seu negócio. Manter uma empresa funcionando exige mais do que apenas ter clientes. É necessário atuar no mercado cumprindo os requisitos da lei.

E para evitar que sua empresa fique exposta a multas ou restrições pelo descumprimento da lei tributária, é fundamental contar com a ajuda de um escritório de contabilidade.

Vale ressaltar ainda que o profissional de contabilidade ainda pode auxiliar na própria gestão da empresa. Por meio do trabalho do contador é possível analisar com muito mais clareza e profundidade a atual situação financeira de um empreendimento.

Não só isso, como também trazer um planejamento com base nessa análise. Isso traz muito mais eficiência para a gestão do seu negócio, além de fornecer um suporte na tomada de decisões.

Escritório de contabilidade: cumprindo com obrigações legais

Com isso, já dá para ter uma ideia de porque toda empresa precisa de um escritório de contabilidade. Mas não podemos deixar de mencionar que, para grande parte das empresas, contratar um contador é uma obrigação legal.

Isto é, de acordo com o Código Tributário Nacional, todas as empresas necessitam de um contador para responder pela contabilidade junto aos órgãos de controle. É função do contador assinar o balanço, livros contábeis e arquivos digitais encaminhados ao Governo.

A exigência é feita, basicamente, para todas as empresas no país. Contudo, há uma exceção entre elas.

A exceção do MEI

Um dos únicos casos em que a exigência do contador é dispensada, o Microempreendedor Individual não precisa realizar a contratação de um escritório de contabilidade. Para a categoria, o recolhimento de impostos é feito de forma simplificada, através do pagamento da DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Ou seja, não existe uma obrigação para o MEI em contratar um escritório de contabilidade. Contudo, claro, em muitos casos é preferível que, mesmo sem essa obrigação, o empreendedor conte com o auxílio desse tipo de serviço. Tudo isso em razão dos motivos que destacamos acima.

Por meio do serviço contábil, o MEI pode garantir melhores resultados e ter um crescimento do negócio muito mais concreto e eficiente. E para isso, você conta com a ajuda do DNA Financeiro. Aqui você encontra tudo que precisa em termos de contabilidade de forma fácil e sem pesar no seu orçamento.