Melhore seu condomínio e otimize seus recursos com automação e segurança.

O texto abaixo é uma contribuição do Lucas Schirm do Blog do Condomínio que nos apresenta seu depoimento sobre a importância da automação e segurança na administração do segmento para o qual ele atua.

Nos últimos anos nossas cidades vêm crescendo muito e nunca dividimos tanto espaço e recursos com outras pessoas e famílias. Com diversos tipos de condomínios existentes e ilimitados modelos de gestão vemos um pensamento em comum que são: otimizar recursos, tornar a gestão mais eficiente e ao mesmo tempo trazer conforto, segurança e boa qualidade de vida para todos os condôminos e demais pessoas que frequentam o nosso espaço.

O bom gestor está sempre tentando ver à frente de seu tempo. Mas, como ocorre em todas as áreas, tem se tornado comum que o gestor seja também conhecedor da tecnologia — ou que pelo menos esteja atento ás tendências e inovações inerentes ao seu mercado de automação predial. O tema tem ocupado cada vez mais espaço em feiras e convenções de tecnologia, trazendo melhorias para o dia-a-dia dos condôminos e, dentre outras vantagens, oportunidades de economia.

Automação da gestão

Lidar com a administração do condomínio sempre foi realmente complexo, sempre foi complicado até achar tempo para se pensar em formas de melhorar a gestão ou encontrar maneiras de economizar. Sempre gastei muito tempo lançando contas, administrando a adimplência de todos os condôminos, planejando melhorias e garantindo que todas as contas estivessem em dia para consequentemente conseguir fazer uma boa prestação de contas.

Então resolvi dedicar um tempo e pesquisar formas de eliminar o esforço de gestão de contas e do fluxo de caixa do meu condomínio, rotinas que são sempre as mesmas. Surpreendi-me, pois existem várias soluções gratuitas no mercado que me ajudariam bastante e que se comprasse um sistema para gestão a economia de tempo que teria, poderia dedicar a pensar novas soluções e economizar em outras áreas. Escolhi uma solução de gestão por software que ajudou tanto que hoje já consigo pensar em investimentos e forma de melhorar a estrutura do condomínio.

Hoje não tenho que me preocupar com as contas, recebo aviso no celular de quando há contas a pagar, quem são meus inadimplentes, faço a cobrança pelo próprio software que já permite que eles emitam a segunda via do boleto online e inclusive já gera a prestação de contas automática, simplificando muito meu trabalho. Esta solução acaba sendo bem barata em vista dos benefícios atrelados. Jamais imaginei que teria tanta vantagem na relação custo x benefício de utilizar um software de gestão de condomínio.

O que estou fazendo?

Estou até buscando estas facilidades também para o condomínio onde moro. Hoje dependemos da organização e disponibilidade do nosso porteiro para agendar, no papel, qualquer compromisso, desde o uso de uma área comum até a informação de recebimento de uma correspondência de urgência para algum morador. Se já tivéssemos implantando um sistema de automação, isso poderia ser feito totalmente online, ou, como todos os condôminos não têm acesso ou facilidade de uso do computador eles oferecem locação de um computador touch e no hall de entrada eu já teria acesso a todas as funcionalidades do condomínio. Seria um grande ganho de tempo e uma simplificação do dia-a-dia do condomínio, onde já tivemos problemas da mesma área de lazer ser agendada ao mesmo tempo para duas pessoas e sei que já tivemos outros problemas parecidos em outros momentos. Além disso poderíamos melhorar a segurança, com uma checagem dos veículos que entram, ou um sistema para organizar e melhorar a distribuição de vagas.

Automação e segurança predial

Com as economias que conseguimos em todos os prédios começamos a pensar em automatização e simplificação de alguns processos, mas o que mais nos trouxe benefícios foi a portaria. Buscamos a solução fora do país. Para conseguirmos o que há de mais moderno em termos de portaria digital, conseguimos integrar todas as salas através de um painel, que é fácil de usar e funciona 24 horas. Todos os funcionários das empresas são identificados por reconhecimento facial, impressão de alguma veia da mão ou através de um cartão magnético (funcionários terceirizados), eliminando assim os custos e problemas que se tem ao ter uma portaria 24 horas no formato convencional.

Dentre outros procedimentos modernos de automação, também estamos trabalhando para permitir o atendimento remoto desta portaria, permitindo que terceiros tenham acesso ao prédio através do celular. Desta forma poderei permitir que funcionários de empresas de energia, água ou prestadores de serviço tenham acesso ao prédio — limitando-os aos seus devidos espaços — sem a necessidade de estar no local no momento do atendimento e com muito mais segurança, pois assim evitamos a entrada de alguém mal intencionada que se tente passar pelos prestadores de serviço.

Venha conhecer a DNA Financeiro.