O que é ramo de atividade: entenda aqui

Você sabe o que é ramo de atividade e para que ela serve? Uma das primeiras decisões ao se abrir uma empresa é definir quais serão as atividades desempenhadas pelo negócio. Mas você sabe como fazer isso?

Para te ajudar, neste artigo separamos um conteúdo completo sobre ramo de atividade de uma empresa e sua importância. Continue a leitura e entenda mais!

O que é ramo de atividade

Em primeiro lugar, vamos começar entendendo o que é ramo de atividade de um negócio. Em resumo, podemos definir ramo de atividade como sendo o segmento no qual sua empresa vai atuar.

Ou seja, ele é a definição de qual mercado o seu negócio vai ingressar. E para isso, ele costuma ser dividido em três categorias.

Comércio

O Comércio é um dos segmentos no qual uma empresa atua. Nesse segmento, a empresa realiza a venda de produtos fabricados pela indústria, outro tipo de segmento.

Nesse ramo, podemos destacar principalmente as lojas e supermercados, além de farmácias, por exemplo. Além disso, um negócio que trabalhe com comércio pode ser varejista, que realiza a venda direta ao consumidor, em quantidades menores, ou atacadista, que trabalha com vendas em grandes quantidades.

Outro detalhe importante a se destacar aqui são as empresas que levam em seu nome “Indústria e Comércio”. Em suma, são empresas que, além de fabricarem, realizam a venda de produtos.

Indústria

Em seguida, temos o segmento da Indústria. Assim como você já deve imaginar, são organizações que são caracterizadas pela fabricação de produtos. Para isso, a empresa realiza a transformação de uma matéria-prima em produtos colocados no mercado para comercialização.

Ou seja, dentro deste segmento estão os negócios que trabalham com a transformação de insumos e os colocam em circulação no mercado.

Serviços

Por fim, temos o terceiro ramo de atividade, a prestação de Serviços. Nesse ramo, as empresas não realizam a fabricação e venda de produtos. Isto é, a mão de obra profissional é o que move esse segmento.

Na prática, temos aqui profissionais, ou empresas, que oferecem um determinado tipo de trabalho/serviço ao consumidor. Exemplo disso são os profissionais de advocacia, consultoria, educação e contadores.

Como uma empresa sabe seu ramo de atividade?

Mas como uma empresa escolhe seu ramo de atividade? O que é necessário considerar para definição do segmento de atuação do seu negócio? Basicamente, essa escolha é feita considerando o que será comercializado ou produzido.

Por exemplo, no caso de uma empresa do ramo gráfico ou fabricação de móveis ou roupas, o segmento a ser escolhido é a Indústria. Isso porque o ramo de atividade considera indústria os negócios que realizam a transformação da matéria-prima em uma mercadoria.

Por outro lado, uma empresa do ramo de Comércio é aquela que atende diretamente ao consumidor final. Assim, aqui temos negócios que realizam a revenda de itens adquiridos com fornecedores. Temos como exemplo as lojas de produtos naturais, roupas, farmácias e supermercados.

Por fim, as empresas do ramo de Serviços não realizam a venda de produtos, mas sim prestam alguma atividade ao cliente. Nesse caso, os negócios do segmento podem ir de empresas de táxi, escritórios de advocacia ou contabilidade, até consultórios médicos ou de dentistas.

Como definir o ramo de atividade

Agora que você já sabe como diferenciar os ramos de atividade que uma empresa pode aderir, resta saber como fazer para definir o seu. Mas como fazer isso? O que considerar na hora de escolher o segmento de atuação?

Passo a passo para definir o segmento da empresa

Em geral, a definição do ramo de atividade segue um passo a passo. Isto é, o mais comum é que, primeiro, o empreendedor tenha em mente a atividade que deseja realizar e transformar em um negócio.

Assim, depois dessa escolha, o próximo passo é formalizar a sua empresa e, aí sim, definir seu ramo de atividade. Mas como isso é feito?

Área de atuação da empresa

É importante destacar que a definição do ramo de atividade deve ter como foco a redução de riscos. E para isso, é importante sempre considerar uma área de atuação que faça sentido para sua empresa.

Seja qual for a razão de existir do seu negócio, é fundamental que sua atividade principal tenha relação com o que você faz e gosta de fazer.

Estude o segmento do seu negócio

Contudo, tão importante quanto essa relação é de fato conhecer o segmento da sua empresa. Não basta gostar de fazer algo, é indispensável saber o que e como fazer.

Dessa forma, para a escolha do ramo de atividade, o empreendedor precisa demonstrar um certo nível de domínio sobre o que a empresa faz no dia a dia. Em outras palavras, estude bastante e se especialize na sua área de interesse. O conhecimento é fundamental para todo empreendedor.

Aqui destacamos também a relevância em conhecer o perfil do seu cliente, ou seja, o público-alvo da empresa. Nenhum empreendimento sobrevive sem clientes. Sendo assim, a sua ideia de negócio precisa entregar valor para um certo tipo de consumidor.

Entenda principalmente o que seu produto ou serviço agrega para as pessoas, quais soluções sua empresa entrega e qual o local mais indicado para você atuar.

Análise de concorrência

Além do público-alvo, outro fator bem importante para sua empresa é conhecer a concorrência. Ter como referência quem já atua em um mesmo ramo no qual você entrará é bem importante.

No entanto, mais do que só uma referência, o estudo de seus concorrentes é importante também para descobrir espaços no mercado. Empresas com mais tempo de mercado têm mais chances de ter um público consolidado.

Dessa forma, para encontrar seu espaço, e disputar consumidores, saber os pontos fortes e fracos, e oportunidades de mercado, é fundamental. E isso só é possível com um bom estudo de concorrência.

Próximos passos do negócio

Mais um fator importante para quem vai definir o ramo de atividade é pensar também nos próximos passos. Seja a médio ou longo prazo, o planejamento de negócio deve ser feito o quanto antes.

Tenha em mente onde você deseja levar sua empresa nos próximos anos. Considere sua atividade como algo que se mantenha sempre relevante, mesmo com o passar dos anos.

Tamanho do investimento

Por fim, outro ponto com o qual todo empreendedor deve ficar atento é o investimento a ser feito. Calcular quais serão os custos do seu negócio é indispensável para atuar em qualquer ramo de atividade.

Como já destacamos antes, somente ter uma boa ideia de negócios não é suficiente, você deve saber quanto tudo isso vai custar.

Assim, faça os cálculos do investimento inicial da sua empresa, e tenha em mente também quais serão os custos de manutenção. Manter uma empresa no mercado exige um cuidado maior também com as finanças!