O que é Contabilidade? Entenda de uma vez!

Afinal, o que é contabilidade? Apesar de parecer uma pergunta qualquer, é comum que muitos nem mesmo saibam o conceito desse serviço tão importante. Seja para auxiliar na gestão de uma empresa, no seu planejamento estratégico ou de finanças, ou mesmo para legalizar uma empresa, a contabilidade é uma atividade essencial.

Sendo assim, em vista dessa importância toda, separamos neste artigo um conteúdo completo sobre o que é contabilidade, seus objetivos e o que ela representa para sua empresa. Continue a leitura e entenda mais!

O que é Contabilidade?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é contabilidade de fato. E de forma bem objetiva, podemos dizer que a contabilidade é a ciência que estuda e interpreta dados financeiros, com funções voltadas para orientação, registro e controle de atos administrativos e econômicos. Complexo, não?  

De um modo um pouco mais simples, a contabilidade é um conjunto de métodos, análises e cálculos que permite uma administração eficiente.

Ou seja, ela tem como função o auxílio nos cuidados do patrimônio, em geral de uma empresa, para promover seu crescimento. Isso, por sua vez, é feito para garantir também o cumprimento de algumas normas legais.

Dessa forma, além de gerenciar corretamente uma riqueza produzida, ela também fornece auxílio para o controle desse patrimônio, dentro de um determinado conjunto de leis.

E de onde vem o termo “contabilidade”?

Mas por que “contabilidade”? Isto é, qual a origem do termo que denomina essa ciência e seu objeto de estudo?

Como já destacamos acima, contabilidade é a área da ciência – teórica e prática – que tem como objeto de estudo alguns métodos e técnicas utilizadas no registro e cálculos de movimentações financeiras.

A origem do termo, por sua vez, vem do Latim Computabilis, que significa “aquilo que se pode contar”, e de COM-, “junto” + PUTARE, “estimar, imaginar um resultado”.

Objetivo da contabilidade

Agora que você já sabe o que é contabilidade e de onde surgiu o termo, podemos falar sobre o objetivo dessa ciência. Em resumo, essa área tem como foco informações econômicas e financeiras.

Ou seja, o objetivo é obter e estudar essas informações para guiar a tomada de decisões de empresas e organizações.

Mas o que são informações econômicas? Elas dizem respeito a bens e direitos de um negócio, como, por exemplo, aplicações e registro de imóveis ou equipamentos. Já as informações financeiras nada mais são do que os valores monetários, como recursos disponíveis em caixa, saldo em contas da empresa e quantias a receber.

Além disso, vale destacar que a contabilidade também tem como objetivo intermediar a relação entre empresas e o governo. Isso se destaca especialmente na garantia do recolhimento de tributos e da manutenção de um negócio conforme a lei.

O papel do contador

E onde entra o contador em meio a tudo isso? Como você já deve imaginar, o serviço contábil é realizado por um profissional. E esse profissional é o contador. Mas qual é exatamente o papel dele?

Só no Brasil, podemos computar 160 obrigações que uma empresa pode ter, entre tributos e declarações exigidas por lei. E é aqui onde o contador aparece.

Isto é, seu papel é o de calcular quais os tributos devidos pela empresa, encaminhando a folha, além de entregar as declarações e demonstrativos financeiros. Na prática, a função do contador é a própria contabilidade, feita periodicamente para a empresa.

Outro detalhe importante aqui é o quão essencial é o trabalho do contador. A importância desse profissional, aliás, é atestada por lei, tendo em vista a obrigatoriedade da empresa em contratar um contador para a entrega de tributos e declarações.

E para quem ela serve?

Com isso, é possível notar que a contabilidade tem um papel fundamental para todos os negócios. Primeiramente em razão do que essa ciência garante para uma empresa por meio do seu estudo. Ou seja, com a análise de dados e coleta de informações, a contabilidade faz com que a gestão de uma empresa seja muito mais eficiente.

Da mesma forma, é por meio do serviço contábil que uma empresa garante sua manutenção dentro do que a lei exige. Dessa forma, esse trabalho não só otimiza a gestão e tomada de decisões, como também permite a existência de um negócio.

Um especialista em contabilidade pode auxiliar o empreendedor a direcionar, estrategicamente sua empresa. Além disso, os dados econômicos e financeiros coletados também ajudam a mensurar resultados, avaliando o desempenho do empreendimento.

O que é Contabilidade para uma empresa?

Depois de entender o que faz a contabilidade e qual o papel do contador, outro ponto importante aqui é compreender o que é contabilidade para uma empresa. Como já é possível notar, essa ciência desempenha um papel fundamental para qualquer negócio.

Na prática, a contabilidade é o que permite o controle e crescimento de um patrimônio. Sem essa atividade, é uma tarefa quase impossível manter um negócio no mercado, atuando em meio a tantas exigências da Receita Federal.

A importância desse serviço para empresas

Na rotina de uma empresa, o profissional de contabilidade ainda demonstra sua relevância por meio de diversas atividades. Isto é, a contabilidade para empresa tem uma rotina própria, com atividades essenciais para o seu negócio. E você sabe quais são? Confira a seguir!

Controle do fluxo de caixa

Uma das principais e mais importantes atividades contábeis para uma empresa é o controle do fluxo de caixa. O profissional de contabilidade é quem vai auxiliar a empresa nesse controle.

Como você já deve imaginar, o fluxo de caixa é um documento importante, e exige um certo conhecimento. Caso o empreendedor não saiba analisá-lo, é bem provável que deixe passar problemas e “vazamento” de recursos que podem prejudicar o patrimônio da empresa.

Em outras palavras, é o contador quem vai traduzir os dados e informações do fluxo de caixa, guiando a empresa por meio de uma melhor análise.

Obrigações acessórias

Outra atividade que destaca a importância da contabilidade para uma empresa é a entrega de obrigações acessórias. Em resumo, esse é um dos principais serviços prestados pelo contador. Mas o que elas são?

Em suma, as obrigações acessórias nada mais são do que declarações – mensais, trimestrais ou anuais –, que trazem dados sobre a empresa. Essas declarações trazem dados sobre a empresa, com o objetivo de demonstrar ao governo as receitas geradas pelo negócio.

Da mesma forma, essas declarações também trazem informações sobre impostos apurados, encargos e valores de folha de pagamento. Tudo isso deve ser entregue dentro de um prazo determinado. Caso contrário a empresa corre o risco de ser punida pela Receita.

Planejamento tributário e controle financeiro

Por fim, outras duas atividades que demonstram a importância da contabilidade para uma empresa são o planejamento tributário e o controle financeiro.

O primeiro pode ser descrito como a forma de economizar, dentro do que a lei permite, em impostos e encargos. Para isso, o contador busca pelo regime tributário mais adequado para o negócio.

Já o controle financeiro é o modo como as finanças de uma empresa são organizadas. O processo de controle envolve a separação de contas pessoais com a da empresa, registro de capital de giro e acompanhamento do fluxo de caixa.

Principais ferramentas da contabilidade

Mas como todas essas atividades são feitas? Como o contador consegue auxiliar a empresa na tomada de decisões analisando seu patrimônio e finanças?

Para isso, os profissionais da área fazem uso de ferramentas da contabilidade. São elas que tornam os processos mais eficientes, práticos e seguros. Veja quais são a seguir!

Balanço patrimonial

Relatório que descreve a situação da empresa em um período determinado, o Balanço Patrimonial, ou Balanço Contábil, é um demonstrativo financeiro bem importante. Isto é, por meio dele o contador e gestor da empresa podem identificar se a empresa está lucrando ou não.

Assim, podemos dizer que essa ferramenta também auxilia na tomada de decisões, indicando se é um momento adequado para fazer investimentos ou se há a necessidade de cortar custos.

Fluxo de caixa

Outra ferramenta da contabilidade bem importante é o Fluxo de Caixa. Em resumo, ele traz toda a movimentação financeira de um negócio em um determinado período. Dessa forma, são registrados todos os valores que entram e saem.

Isso pode ser feito tanto para registros diários e semanais quanto para períodos mensais ou anuais. Seja qual for a frequência, o fluxo de caixa permite um melhor controle da entrada e saída de valores, além de prever se as vendas da empresa serão suficientes para cobrir seus custos.

DRE e Decore

Por fim, outras duas ferramentas da contabilidade são o DRE, Demonstração de Resultados do Exercício, e o DECORE, Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.

O primeiro é o documento que indica o lucro ou prejuízo das operações de uma empresa. A declaração é uma obrigação de todas as empresas, com exceção do MEI. Por meio dela também é possível analisar a saúde financeira do negócio e calcular corretamente impostos.

Já o DECORE é o documento que tem por objetivo comprovar a renda dos sócios. Na prática, essa declaração é exigida para abertura de contas bancárias e obtenção de crédito e financiamentos.

Como deu para notar, mais do que só saber o que é contabilidade, é importante que todo empreendedor saiba qual a relevância dessa atividade. A contabilidade para empresas é algo essencial não só para o controle financeiro e patrimonial, como também para estabelecer estratégias eficientes, que auxiliem no crescimento da sua empresa.

E se você e o seu negócio ainda estão com dificuldades para criar uma estratégia eficiente, o DNA Financeiro pode te ajudar. Nossa equipe especializada está pronta para te ajudar a dar o próximo passo!