Tutorial – Primeiros Passos na Gestão de Fluxo de Caixa com o DNA Financeiro

Um guia para ajudar o usuário a iniciar o trabalho de gestão do Fluxo de Caixa no DNA Financeiro de forma organizada e simples. Neste tutorial demonstramos desde o cadastro para obter o período de testes do DNA Financeiro, passando pelo preenchimento dos cadastros necessários para efetuar as movimentações e o lançamento de Contas a Pagar ou Contas a Receber para você montar seu Fluxo de Caixa.

Passo 1: Faça um cadastro no Ambiente de Testes do ERP Online DNA Financeiro e vá para o primeiro acesso.

Acesse dnafinanceiro.com/cadastro e preencha corretamente todas as informações do cadastro. Logo ao se cadastrar, você será redirecionado para o sistema.

Para os próximos acessos, acesse app.dnafinanceiro.com e insira suas credenciais cadastradas.

Importante: Salve o link nos favoritos do seu  navegador em um local visível para facilitar o seu acesso.

Passo 2: Escolha do Plano de Contas no Primeiro Acesso

Escolha o Plano de Contas de acordo com a situação da sua empresa para iniciar o sistema. Nessa etapa apresentamos dois modelos: um voltado para empresas que optam pelo Simples Nacional  (Plano de Contas Simples Nacional / MEI / Empresários (Individual))  e uma outra opção para Lucro Real ou Lucro Presumido (Plano de Contas Lucro Presumido / Lucro Real / Sem Fins Lucrativos). Se você não sabe qual escolher, opte pela primeira opção.

Pronto! Ao efetuar esse passo, você já pode escolher o que fazer no sistema: visualizar a página inicial ou ir para a área de cadastros para iniciar a configuração das informações que você precisa para fazer lançamentos no DNA Financeiro.

Passo 3: Insira as informações das contas bancárias da sua empresa no DNA Financeiro

Realize o controle dos saldos bancários que você administra com o DNA Financeiro adicionando as informações das mesmas no controle de Contas Bancárias com a finalidade de sempre fazer bater com o seu extrato bancário.

Importante: Muito cuidado em preencher o Saldo Inicial da Conta Bancária: uma vez setada essa opção não permite alteração posterior por questões de confiabilidade de conciliação bancária.

Dúvida: preciso inserir todas as movimentações que tenho da minha conta bancária desde que ela foi aberta?

Digamos que você está testando o DNA Financeiro em um momento de virada de mês em que vá te dar muito trabalho para fazer todos os lançamentos retroativos: consulte seu extrato, defina uma data de início e insira o saldo final desse dia  como o saldo inicial da Conta Bancária cadastrada no DNA Financeiro e faça o acompanhamento dos extratos a partir dessa data para todos os lançamentos subsequentes.

Por outro lado, ter o histórico de lançamentos é uma ótima maneira de você descobrir tendências de como o seu fluxo de caixa vai se comportar em relação ao tempo e ter mais poder de análise. Além dos lançamentos você também pode utilizar nossa ferramenta de Conciliação Bancária para alinhar os lançamentos a partir de um arquivo .OFX exportável de qualquer internet banking e efetuar os lançamentos retroativos com muito mais rapidez.

Em resumo, estamos aqui para facilitar sua gestão da maneira que você preferir 🙂 .

Passo 4: Insira seus Fornecedores e Clientes no controle de Favorecidos

Controle seus fornecedores e clientes no DNA Financeiro acessando o Controle de Favorecidos. Lá você pode nomear seu Favorecido, definir se ele será um Fornecedor ou Cliente e pronto! Se você precisar, volte quando quiser para preencher as demais informações do Favorecido para facilitar a gestão de Estoques, envio de Boletos ou mesmo para enviar posteriormente uma mala direta.

Tenho aqui uma planilha exportada de outro sistema com informações dos meus fornecedores. Consigo importar isso diretamente pro DNA Financeiro?

Entre em contato com nossos Consultores Online ou envie um e-mail para sistema@dnafinanceiro.com para efetuarmos importações customizadas.

Passo 5: Faça os Lançamentos de Contas à Pagar e Receber

Com os cadastros de Contas Bancárias e de Favorecidos realizada, você está pronto para fazer seus lançamentos de Contas à Pagar e Receber dentro do sistema DNA Financeiro. Lembre-se, o ERP faz, além de registrar suas contas já baixadas, uma projeção das suas contas futuras para te ajudar a tomar decisões que não comprometam o que você já tem registrado no sistema.

… e pronto! Acesse novamente o Dashboard para ver a sua conta lançada gerando os indicadores dentro do DNA Financeiro.

Algumas instruções gerais para tirar algumas dúvidas sobre os campos de preenchimento:

Número do Documento:

Código para controle interno de lançamentos;

Data do Documento: 

Data do fato gerador do documento, também conhecido como data de emissão;

Vencimento: 

Data de Vencimento Prevista para o Documento;

Valor: 

Quantidade em Real Brasileiro do documento.

Desconto/Taxa: 

Se estiver previsto, informar o valor em Real Brasileiro;

Favorecido: 

Razão Social do Favorecido cadastrado no DNA Financeiro. Se houver parametrização, o campo de Plano de Contas será recarregado com os planos de conta relacionados ao favorecido;

Conta Corrente:

Conta Bancária ou Tesouraria cadastrado no DNA Financeiro;

Forma de Pagamento: 

Lista Genérica de Opções de Pagamento/Recebimento que a empresa possui, como Dinheiro, DOC, TED, Cartão de Crédito, etc.

Plano de Conta: 

Para efeitos de escrituração financeira e contábil, é necessário classificar a conta lançada. Se houver uma parametrização relacionada com o Favorecido (por exemplo, é um fornecedor que te vende produtos que você revende para o consumidor final, é interessante que ele seja classificado com uma conta de Fornecedores de Produtos de Revenda) uma lista resumida será carregada. Se não houver, o plano de contas completo será carregado para escolha.

Rateio (aparece após o plano de contas ser escolhido): 

O Rateio de Contas à Pagar e à Receber é um recurso que permite que você parametrize setores, ou unidades de negócio dentro da empresa, mas que tem participações diferentes em determinadas compras ou recebimentos dentro da empresa. Na versão trial, mantemos o rateio padrão, voltada para empresas que possuem apenas uma unidade de negócio, setada em 100% do plano de contas;

Condição (Real ou Prevista): 

Utilize Real para contas que possuem fato gerador, e estão na lista de pagamentos/recebimentos e Prevista para as contas que você desejar projetar para um período futuro. Lembrando que se você efetuar a baixa de uma conta cadastrada como prevista, ela muda o status para real automaticamente.

Venha conhecer a DNA Financeiro.