Ícone do site Blog DNA Financeiro

Impostos

Mas, o que é imposto?

Os impostos são obrigações que a empresa paga para cada serviço ou venda que faça e gere uma receita, ou seja, um recebimento pela prestação desse serviço ou pela venda desse produto ou mercadoria.

Os impostos pagos por uma empresa podem variar de acordo com a localização, natureza do negócio e legislação fiscal do país em questão. No entanto, aqui estão alguns dos principais impostos que uma empresa pode estar sujeita a pagar:

  1. Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ): É um imposto federal cobrado sobre o lucro das empresas. O valor do imposto é calculado com base na alíquota aplicável sobre o lucro líquido obtido pela empresa.
  2. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): É uma contribuição federal cobrada sobre o lucro líquido das empresas. O valor da CSLL também é calculado com base na alíquota aplicável sobre o lucro líquido.
  3. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): É um imposto estadual cobrado sobre a circulação de mercadorias e prestação de serviços. Ele incide sobre a venda de produtos, serviços de transporte, comunicação e fornecimento de energia elétrica, entre outros.
  4. Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS): São contribuições federais cobradas sobre o faturamento das empresas. O PIS e a COFINS incidem sobre a receita bruta da empresa, com alíquotas específicas de acordo com a atividade econômica.
  5. Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS): É um imposto municipal cobrado sobre a prestação de serviços. A alíquota do ISS varia de acordo com a legislação de cada município e é pago pelas empresas que prestam serviços.
  6. Contribuição Previdenciária Patronal: É uma contribuição que as empresas pagam para a Previdência Social. Incide sobre a folha de salários e tem como objetivo financiar a seguridade social e os benefícios previdenciários.
  7. Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): É um imposto federal cobrado sobre a produção e importação de produtos industrializados. A alíquota do IPI varia de acordo com a natureza do produto.

Além desses impostos, há outros tributos e contribuições que podem ser aplicáveis, como o Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR), Contribuição Sindical, Contribuição para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros, dependendo do contexto e legislação aplicável ao país e ao tipo de empresa.

É importante ressaltar que a legislação tributária pode sofrer alterações, e é fundamental que a empresa esteja em conformidade com as obrigações fiscais, buscando apoio de profissionais especializados na área contábil e fiscal para garantir o correto cumprimento das exigências fiscais e evitar problemas legais.

A equipe DNA Financeiro está a disposição para ajuda-lo a tirar suas dúvidas.

Caso queira, este é o link para download da nossa documentação sobre impostos: https://drive.google.com/file/d/1EKHOM6r2Nmu_OhOS9HlXFwigUTC5_iLs/view?usp=sharing

Sair da versão mobile