IRPF 2023 – 5 motivos para você entregar a sua declaração antes da maioria.

Uma olhada rápida no volume de pesquisas no Google de palavras chaves como “Imposto de Renda” e “IRPF”, vemos uma clara tendência da procrastinação brasileira:

Todos os picos de pesquisa da palavra “imposto de renda” nos últimos 5 anos acontecem, sem exceção, sempre na última semana do mês de abril, ou seja, as pessoas começam a procurar informações sobre como entregar suas declarações: sempre “aos 45 do segundo tempo”.

IRPF

Bom, a essa altura você deve estar se perguntando: “Ok, mas se entregar com antecedência qual vantagem Maria leva?”

Muitas! Veja abaixo 5 vantagens principais de quem entrega sua declaração de IRPF no começo do período de declaração. Vamos a elas:

1 – Quanto mais rápido entregar a IRPF, maiores são as chances de receber sua restituição nos primeiros lotes.

Todos os anos a Receita Federal paga aos contribuintes que tem direito a restituição de imposto de renda em 7 lotes mensais, geralmente a partir de junho, sempre no dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente. (Atualização: Este ano será pago em 5 lotes e o pagamento se inicia em maio, veja aqui)

O 1o lote de restituição disponível em 30 de maio é praticamente exclusivo para os contribuintes prioritários, no caso idosos com mais de 60 anos, portadores de deficiências ou doenças graves.

A partir do 2o lote a prioridade já é de quem entregou antes, e neste caso para quem prefere ter de volta o seu rico dinheirinho ao invés de deixá-lo por mais alguns meses na mão do governo a regra é clara: “quer receber antes, entregue sua declaração rápido”.

2 – Maior tempo hábil para fazer a declaração retificadora caso conste pendências de documentos para completar o preenchimento da declaração do IRPF ou encontre novos comprovantes de despesas.

É muito comum as pessoas perceberem que não possuem alguns recibos ou documentos necessários para realizar a sua declaração assim que dão início ao processo, aquele recibo do dentista, da escola do filho ou mesmo se lembrar que o filho a ser declarado como dependente não possui CPF .

Outras, acabam encontrando recibos que não se lembravam somente depois que já realizaram a entrega da declaração do IRPF e que podem ajudar a reduzir o imposto a pagar ou aumentar a restituição; e neste caso se ainda no prazo é possível fazer a retificadora sem multa ou juros.

Em ambos os casos fica claro que se você começar antes, as chances de fazer uma declaração sem erros, sem riscos de malha fina e otimizada para pagar o menor IRPF ou a maior restituição possível são muito maiores.

3 – Saber com antecedência o valor do imposto a pagar (se for o caso) e ter tempo de se planejar.

O que você prefere? Receber do seu contador uma DARF de IRPF vencendo no dia (ou caso entregue no ultimo dia você provavelmente receberá no dia posterior já vencida e terá que pagar com multa e juros) ou recebe-la com antecedência de semanas para você se programar melhor para o pagamento?

Sem meias palavras, não tem nem o que pensar né?

4 – Habilita para conseguir crédito de antecipação da restituição em seu banco.

Você já deve ter recebido do seu Banco alguma propaganda que oferece a possibilidade de você receber agora o valor da sua restituição através de uma linha de crédito chamada de “antecipação da sua restituição”.

Trata-se de uma linha de crédito atrelada ao valor de restituição calculada na sua declaração de imposto de renda, ou seja, você informa em sua declaração a conta do seu banco para você receber sua restituição e pode procurar o seu gerente para solicitar um crédito calculado em cima do valor restituído. A maioria dos bancos antecipa até 100% do valor da sua restituição.

Antecipar sua restituição com seu banco pode ser uma baita vantagem se você tiver dívidas para quitar com taxas de juros altas, como por exemplo dívida de cheque especial e cartão de crédito, e pense que se este for o seu caso, quanto mais você demorar para entregar sua declaração de IRPF, mais juros você pagará em suas dívidas.

5 – Não corre os riscos de perder o prazo e pagar multa e juros

Em 2021 milhares de pessoas perderam o prazo para a entrega da declaração de imposto de renda pessoa física.

Isto acontece porque quase sempre nos últimos dias da entrega o sistema da Receita fica muito lento, cai com frequência ou até mesmo trava e muitas declarações acabam por não ser entregues.

A multa para quem não entrega a declaração de IRPF no prazo pode chegar até a 20% do valor do imposto devido com um valor mínimo de R$ 165,74.

E mais uma vez vale a pena se perguntar: Com tantas vantagens, porque não entregar antes que todo mundo?

Venha conhecer o DNA Financeiro.

Achou este post útil? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo, marque os seus amigos e compartilhe nas redes sociais.