Escritório de contabilidade online ou tradicional? Principais diferenças!

Um escritório de contabilidade online ou tradicional? Com a crescente demanda por serviços online, a concorrência entre os dois modelos vem se acirrando ainda mais. Mas quais as diferenças entre ambos? E como escolher a melhor opção?

Neste artigo trouxemos algumas das principais diferenças entre um escritório de contabilidade online e tradicional para te ajudar a entender. Continue a leitura e saiba qual é o melhor para sua empresa.

Escritório de contabilidade online x tradicional: o que são?

Primeiramente, antes de apresentarmos as diferenças entre o escritório de contabilidade online e o tradicional, vale destacar o que são cada um deles. Apesar de ambas lidarem com o mesmo ambiente e mercado, cada uma delas traz métodos e processos próprios.

Ou seja, mesmo com um cliente semelhante, a forma como a entrega do serviço é feita pode se diferenciar entre ambas. E para começar a entender essas diferenças, é necessário conhecer os métodos.

A contabilidade tradicional

Em primeiro lugar, temos a contabilidade tradicional que nada mais é do que o serviço de contabilidade prestado de forma presencial, ou quase isso. Mas por que “quase isso”?

Inegavelmente, mesmo os escritórios tradicionais hoje utilizam da tecnologia e dos meios online em alguns processos do trabalho. Hoje, é quase impossível fornecer um serviço de qualidade, rápido e eficiente sem o uso da internet.

Mas o ponto em que queremos chegar aqui é que, diferente da contabilidade online, a tradicional ainda possui um lugar físico. Ou seja, o escritório ainda está lá para que o cliente encontre presencialmente seu contador.

Serviço de contabilidade online

Assim, podemos concluir que, por oposto, o serviço de contabilidade online dispensa a necessidade de um local físico. Em outras palavras, nesse modelo há uma entrega do serviço contábil sem que o cliente tenha que se deslocar até um escritório.

Para isso, a contabilidade online se utiliza das mais diferentes ferramentas digitais, não se limitando às ferramentas do serviço contábil. Exemplo disso são as plataformas de vídeo chamadas, que permitem ao cliente e contador realizar reuniões em qualquer lugar e a qualquer hora.

Na prática, todos os serviços prestados, como a emissão de notas, pagamento de guias, emissão de documentos e declarações, são feitos pela internet. Em resumo, nessa modalidade, a relação entre escritório e cliente não precisa acontecer em um local físico. Há também mais eficiência na entrega de todo o serviço, o que se traduz em economia de tempo e dinheiro.

Diferenças entre escritório de contabilidade online e tradicional

Mas o que há de diferente entre um escritório de contabilidade online e um tradicional? A forma como o serviço é entregue e o contato entre contador e cliente são apenas algumas das diferentes.

Isto é, existem outros fatores que diferenciam ambos. E é exatamente sobre esses fatores que falaremos a seguir. Confira!

Atendimento e prazos

Uma das principais diferenças entre o escritório de contabilidade online e o tradicional é o atendimento. Como já destacamos antes, a forma como contador e empresa se comunicam pode variar entre ambas.

Apesar de a contabilidade tradicional já se utilizar de muitas ferramentas que o online também usa, a forma como o atendimento é prestado se diferencia, o que pode afetar a qualidade do serviço.

No serviço online, há mais espaço para um serviço mais personalizado, com agilidade e otimizado. É comum que escritórios tradicionais tenham mais dificuldade neste sentido, especialmente quando não há uma organização. Imprevistos também são mais fáceis de lidar no meio digital.

Isso, aliás, pode se relacionar diretamente com o cumprimento de prazos. Em um modelo de contabilidade tradicional, menos automatizado, existe um risco maior quanto aos prazos. Por outro lado, na contabilidade digital muitos processos são automatizados, feitos com base em um calendário inteligente.

Informações e independência

Outra grande diferença entre o escritório de contabilidade online e tradicional é a independência e acesso a informações. Diferente de um escritório convencional, o serviço de contabilidade online traz mais independência para o cliente quanto ao acesso a informações.

Em resumo, um escritório digital pode garantir um acesso mais rápido e fácil para dados e análise do seu negócio. Essas informações, além de mais fácil acesso, podem ser consultadas a qualquer momento, sem a necessidade de solicitá-las o tempo todo ao contador.

Escritório de contabilidade online ou tradicional? Como escolher?

Mas e na hora de escolher para sua empresa, é melhor optar por um escritório de contabilidade online ou tradicional? Qual a melhor opção para o seu negócio e qual deles pode entregar mais para você? Essa não é uma resposta simples.

Em primeiro lugar, é sempre importante avaliar o que compensa mais para a atual situação da sua empresa. Além disso, estabelecer requisitos na hora da escolha é bem importante.

Ou seja, a escolha entre um escritório de contabilidade online ou tradicional passa muito pela necessidade do seu empreendimento. Outro fator que pode te ajudar aqui é entender as vantagens de cada um.

Vantagens da contabilidade tradicional

Começando por quem veio primeiro, na contabilidade tradicional podemos destacar como vantagem a relação que pode ser construída com seu contador. O “olho no olho” ainda é valorizado por muitas empresas, e um serviço tradicional pode oferecer isso.

Da mesma forma, para quem não se sente confortável com a tecnologia, essa ainda é uma opção viável. E em muitos casos, um escritório tradicional pode ser especializado em algumas áreas e certos tipos de empreendimentos.

Vantagens da contabilidade online

Mas para quem busca por uma opção que traga uma maior economia de tempo e recurso, o online se destaca como uma opção melhor. Além disso, a contabilidade online ainda tem como benefício uma centralização de dados, trazendo mais independência no acesso a informações, como destacamos antes.

Para quem não quer lidar com muita papelada, o serviço online também traz a vantagem da digitalização de documentos. Isso, por sua vez, também garante processos mais ágeis e práticos, o que facilita a vida de muitos empreendedores.

Em resumo, a escolha entre um escritório de contabilidade online ou tradicional depende bastante do que cada empreendedor precisa. Mas se a melhor opção para você é a contabilidade digital, o DNA Financeiro pode ser a escolha certa. Confira mais sobre nossos serviços e tudo que temos para oferecer ao seu negócio!