Documentos para abrir um CNPJ: quais são os necessários?

Você sabe quais são os documentos para abrir um CNPJ? O processo de abertura de uma empresa começa pelo planejamento do empreendedor. E esse planejamento envolve também a separação dos documentos exigidos no processo.

Sendo assim, para te ajudar no seu planejamento e tornar tudo isso mais rápido, neste artigo vamos mais quais os documentos necessários para ter seu CNPJ. Continue a leitura e saiba o que você precisa ter em mãos!

Quem precisa abrir um CNPJ?

Antes de falarmos quais são os documentos para abrir um CNPJ que você precisa ter, vale destacar quem precisa do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Na prática, toda empresa deve, primeiro, buscar pelo Cadastro antes de iniciar suas atividades.

Mas ter um CNPJ pode ser bem útil mesmo para quem não tem, de fato, um negócio. Isto é, o cadastro de pessoa jurídica pode ser interessante também para profissionais autônomos. Para esses profissionais, que precisam emitir notas fiscais de prestação de serviço, a abertura do CNPJ é bem útil.

Além disso, há também os modelos de empresas simplificadas, como o Microempreendedor Individual (MEI), para quem tem faturamento de até R $81.000,00 por ano e, no máximo, um funcionário.

No mais, as demais empresas de maior porte, para atuarem regularizadas, precisam do registro do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

Documentos para abrir um CNPJ: quais os necessários?

Agora que você já sabe o que precisa ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, e como se planejar para ter o seu, é necessário saber quais documentos para abrir um CNPJ tem em mãos.

Apesar de muitos terem a ideia de que esse processo exige milhares de documentos, o processo, atualmente, está bem mais simples do que antes. Em resumo, os documentos iniciais que todo empreendedor deve apresentar no processo e abertura são:

  • Cópia autenticada do RG;
  • Cópia simples do CPF;
  • Certidão de casamento (se for casado);
  • Cópia simples do comprovante de endereço residencial; 
  • Última declaração do IR (Imposto de Renda).

Documentos para atividades específicas

Outro tipo de documento que pode ser solicitado na hora de abrir o seu CNPJ é a carteira do órgão regulamentador. Isto é, atividades que envolvem a regulamentação por algum órgão (como OAB, CRA ou CREA, por exemplo, exigem a apresentação desse documento.

Dessa forma, no momento da abertura da empresa, é importante também apresentar a carteira da sua categoria.

O que mais é necessário?

Para empresas de maior porte, a abertura do CNPJ exige ainda outros processos importantes. O primeiro passo é contar com o auxílio de um contador, que vai te orientar sobre os requisitos durante todo esse processo.

Em seguida, é necessário definir a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Ela nada mais é do que a atividade que sua empresa vai exercer. É importante que seu negócio exerça uma das atividades descritas na classificação.

Logo em seguida temos a definição da configuração e regime tributário da sua empresa que, por sua vez, devem constar no Contrato Social. Lembre-se também de realizar a Análise Prévia de Localidade e o registro na Junta Comercial ou Cartório.

Depois disso, basta solicitar a emissão do CNPJ e conseguir os demais Alvarás e Liberações que sua empresa eventualmente precise.

Documentos para abrir um CNPJ: e para o MEI?

E para o MEI, quais os documentos para abrir um CNPJ são necessários? Existe alguma diferença no pedido para o Microempreendedor Individual?

Em resumo, a maior diferença para abertura de empresa do MEI para as demais categorias é a facilidade do processo. Nesse caso, as exigências são bem menores e o procedimento de abertura é mais fácil.

Assim, para dar início a abertura de um CNPJ MEI, tudo que você precisa ter em mãos é:

·         Dados pessoais: RG, dados de contato e endereço residencial.

·         Dados do seu negócio: tipo de ocupação, forma de atuação e local onde o negócio é realizado.

·         Senha de acesso ao Portal de Serviços do Governo Federal –  Plataforma  gov.br

Além disso, o cadastro da sua conta gov.br deve ter, ao menos, o nível Prata. Caso não tenha uma conta, basta clicar na opção Fazer Cadastro. Em seguida, com o acesso e senha em mãos, entre no Portal do Empreendedor e clique em Formalize-se.

E demora muito para abrir um CNPJ?

Agora que você já sabe quais são os documentos para abrir um CNPJ, fica a dúvida: demora muito para abrir? Depende!

No caso do MEI, o processo pode levar menos de um dia. Ou seja, para o Microempreendedor, a solicitação é feita e aprovada quase no mesmo dia.

Mas para empresas de maior porte, esse processo pode levar um pouco mais de tempo. Existe também uma variação entre o tempo de abertura de estado para estado. A média no Brasil chega a ser de 20 dias entre a juntada de documentos e a aprovação.

Contudo, em estados como São Paulo, por exemplo, esse processo todo pode ser concluído em menos de uma semana, dependendo do caso. Sendo assim, o melhor a se fazer é planejar com cuidado e consultar todos os requisitos antes de iniciar o processo.

Outro detalhe que pode te ajudar a acelerar esse processo é sempre contar com auxílio de um serviço profissional de contabilidade. E para isso, o DNA Financeiro está sempre à sua disposição!

Sabemos o quão difícil pode ser o processo de abertura de CNPJ para quem está começando a empreender. E a melhor solução para lidar com tantas etapas e documentos é contar com a ajuda de quem já sabe como fazer.

Procure por nossa equipe e tenha o auxílio de um serviço completo e especializado. Estamos aqui para tornar esse processo menos burocrático e muito mais rápido para você e sua empresa!