DNA Financeiro é aprovada para o programa de aceleração do BNDES para negócios de Impacto.

Mais uma vez o time DNA Financeiro obtém uma grande conquista: dessa vez fomos aprovados entre 25 Startups na modalidade Tração do programa de aceleração do BNDES em parceria com o consórcio AWL (Artemisia, Wayra e Liga Ventures), o BNDES Garagem – Negócios de Impacto. Foram quase 1.000 startups inscritas em todo o país, para as duas modalidades do programa. 

O programa tem a missão de estimular o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a projetos com foco na resolução de desafios sociais ou ambientais.

Nesse momento o programa dará início ao processo de aceleração, com trilhas de conteúdo estruturadas de acordo com o momento e a necessidade dos negócios, acesso a benefícios diversos. Além disso, as empresas poderão recorrer a mentores do BNDES e a toda rede de conexões que o programa pode oferecer.

Neste segundo ciclo do BNDES Garagem – Negócios de Impacto foram priorizadas soluções voltadas à educação, empregabilidade, educação financeira, finanças inclusivas, saúde e bem-estar, cidades sustentáveis e cidadania, meio ambiente e economia circular. Os empreendimentos que se destacarem ao longo do programa receberão prêmios no valor de R$ 20 mil (Criação) e R$ 30 mil (Tração) para investimentos no negócio.

O que é DNA Financeiro?

A DNA Financeiro é uma Startup de tecnologia de Sorocaba/SP, que desenvolveu uma plataforma de Contabilidade Digital que usa tecnologia para reduzir custos, dar transparência e aumentar a eficiência financeira das pequenas empresas, tornando a burocracia invisível aos olhos do empreendedor e aumentando as chances de sucessos das pequenas empresas. 

Da abertura e regularização do CNPJ ao dia a dia da gestão da pequena empresa, a DNA Financeiro oferece ao empreendedor a experiência de controlar todo o seu negócio pelo celular, sem ter que se preocupar em enviar documentos ao contador.

O que é BNDES?

BNDES é o acrônimo para “Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social”, que  é uma empresa pública federal com sede no Rio de Janeiro, cujo principal objetivo é o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

O Sistema BNDES é formado por três empresas: o BNDES e suas subsidiárias – a BNDES Participações S.A. (BNDESPAR), que atua no mercado de capitais, e a Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME), dedicada ao fomento da produção e da comercialização de máquinas e equipamentos.

O que é o Consórcio AWL?

O Consórcio AWL é composto pela Artemísia, Wayra Brasil e Liga Ventures, e foi o consórcio vencedor para a segunda edição do programa de aceleração do BNDES. 

Foi declarado vencedor entre 10 propostas enviadas por 23 empresas. A seleção começou em outubro e teve duas fases de avaliação, definidas em edital lançado em setembro. A aceleradora participou das seleções de empreendedores de todo o Brasil que se inscreveram e além do aconselhamento, buscará promover a aproximação das empresas com investidores e potenciais clientes.

O consórcio AWL potencializa o programa do BNDES por ser formado por entidades de renome no ecossistema de Startups de impacto mas com propostas complementares: 

Artemísia

A Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto no Brasil, tem como missão potencializar negócios que criam soluções para problemas sociais ou ambientais e provocam impacto positivo por meio da sua atividade principal. Para isso, lidera iniciativas de fortalecimento a negócios de impacto – via programas de aceleração, apoio em pilotos de inovação aberta e articulação de investimento de impacto –; conecta grandes empresas ao universo dos negócios de impacto; e desenvolve conhecimentos sobre o tema. Fundada em 2005, possui atuação nacional e já impulsionou mais de 650 iniciativas de impacto de todo o Brasil em seus diferentes programas. Nos últimos dois anos, mais de 2 milhões de pessoas foram beneficiadas pelos negócios apoiados pela Artemisia.

Wayra Brasil

A Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e da Telefónica no mundo, investe, escala e conecta startups com corporações e outros parceiros. O objetivo é gerar oportunidades de negócios e inovação em conjunto. Criada em 2011, a Wayra opera em 7 hubs (São Paulo, Buenos Aires, Bogotá, Londres, Munique, Madrid e Barcelona) e já investiu mais de 56 milhões de euros em startups. Atualmente, 500 startups fazem parte do portfólio de inovação aberta global da Telefónica. Presente no país desde 2012, a Wayra Brasil já investiu em 83 startups e mais da metade das empresas ativas em carteira no Brasil geram negócios com a Vivo. As áreas prioritárias são educação, saúde, finanças, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), big data, entre outras.

Liga Ventures

A Liga Ventures é a maior rede de inovação da América Latina com o propósito de gerar resultados e impacto, conectando as melhores startups às empresas e a todo ecossistema empreendedor. Criada em 2015 é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil, e Unilever. Em seu portfólio, soma uma base de 29 mil startups, mais de 400 startups aceleradas e mais de 500 projetos realizados entre essas e grandes corporações.

O que são Negócios de Impacto?

Negócios de impacto são empreendimentos que têm a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio da sua atividade principal (seja seu produto/serviço e/ou sua forma de operação). Atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram. Independentemente do CNPJ, um negócio de impacto segue os seguintes critérios: 

• Intencionalidade de resolução de um problema social e/ou ambiental;

• Solução de impacto é a atividade principal do negócio;

• Busca de retorno financeiro, operando pela lógica de mercado;

• Compromisso com monitoramento do impacto gerado.

E porque a DNA Financeiro foi escolhida?

Porque nós nascemos com o propósito de reduzir a mortalidade precoce das pequenas empresas no Brasil, e fazemos isso através das duas coisas que mais amamos e conhecemos: Contabilidade e Tecnologia. 

No Brasil, mais de 80% dos empregos são gerados por pequenas empresas, ao mesmo tempo que segundo estudos do Sebrae, mais de 60% dessas empresas fecham as portas antes mesmo de completar 5 anos de vida, e a falta de gestão financeira é um dos principais motivos. Na outra ponta, outro estudo, dessa vez do Banco Mundial aponta que, em média, as empresas brasileiras gastam quase 1.500 horas por ano para se manterem em dia com suas obrigações tributárias. Você pode acessar o estudo do Banco Mundial clicando aqui.  

A solução da DNA Financeiro foi escolhida exatamente por resolver as duas maiores dores das pequenas empresas: A falta de métricas financeiras para a gestão e o desperdício de tempo com as obrigações fiscais e contábeis.