Contabilidade em pequena empresa: como e quando usar?

Essencial não apenas para regularização fiscal, como também para o crescimento do seu negócio, a contabilidade em pequena empresa é indispensável. Mas você sabe como e onde aplicá-la?

Obrigatória para empresas de pequeno porte, essa ferramenta financeira, e gerencial, por fazer muita diferença no crescimento do seu negócio. Contudo, para que isso aconteça, é essencial saber em que momento utilizar esse serviço.

Contabilidade em pequena empresa

Antes de mais nada, precisamos esclarecer para você como funciona e como é feita a contabilidade em uma pequena empresa. Em resumo, a contabilidade para empresas de pequeno porte funciona como um conjunto de ações que auxilia uma empresa na tomada de decisões.

Mais do que isso, esse tipo de serviço traz análises gerais e específicas, que otimizam as ações de um negócio. E para isso, mais do que apenas apurar impostos e cumprir prazos, há um suporte completo para o crescimento da empresa a médio e longo prazo.

Além disso, é importante destacar que existe uma obrigatoriedade para a contabilidade em pequena empresa. Com exceção do Microempreendedor Individual (MEI), os demais tipos de negócio são obrigados a seguir um sistema de contabilidade. E isso pode ser feito também por um sistema mecanizado ou não.

O serviço, por sua vez, é realizado com base na escrituração uniforme dos livros da empresa – entradas e saídas de valores -, com suas correspondentes documentações. Em suma, há um levantamento anual do balanço patrimonial e de resultados econômicos.

Por onde começar?

Mas por onde começar a aplicar a contabilidade em uma pequena empresa? O que o empreendedor precisa fazer para garantir uma gestão financeira eficiente do seu negócio? Em primeiro lugar, é necessário entender que uma boa gestão começa pelo básico.

Isto é, fazer o básico já coloca a sua empresa bem acima da grande maioria, trazendo resultados importantes na hora de implementar a contabilidade no seu dia a dia. Para isso, existem algumas práticas que você pode adotar:

  • Registre as receitas e despesas: registrar entradas e saídas de recursos é essencial para trazer eficiência na contabilidade da sua empresa. Sendo assim, registre todos os comprovantes de compra e venda, tais como notas fiscais e extratos;
  • Atualize sua base de dados: além de registrar as entradas e saídas, é importante sempre manter sua base de dados atualizada. Para isso, é importante que o próprio empreendedor também tenha um conhecimento de conceitos básicos de contabilidade;
  • Crie uma rotina de gestão: tudo isso, aliás, deve fazer parte da rotina de gestão da empresa. O ideal é que se crie uma rotina semanal para o controle e armazenamento de dados.

Com todas essas ações, outro ponto importante aqui é, claro, contar com o auxílio de um profissional. Para isso, uma boa iniciativa é pesquisar por profissionais que atendam suas necessidades. Concentre-se em serviços que se encaixem em suas finanças atuais e que tragam resultados que contribuam para o crescimento da empresa.

Organizando suas finanças

Outro detalhe importante que não listamos antes para usar contabilidade em uma pequena empresa é organizar suas finanças. Indo além de simplesmente registrar as receitas e despesas, uma preocupação que todo empreendedor deve ter é trazer mais organização na entrada e saída de recursos.

Em outras palavras, é importante ter um sistema eficiente, que auxilie a otimizar o registro e organização financeira do seu negócio, e isso traz benefícios não apenas para o financeiro, como também para outros setores da empresa.

Algo que pode ajudar nessa organização é avaliar a situação financeira atual do seu empreendimento. Procure saber quanto está lucrando atualmente, quais gastos mensais do seu negócio e que produto/serviço mais dá retorno. Além de importante, essa é uma tarefa que, em grande parte dos casos, pode demorar. Colocar todos os dados no papel e avaliar a situação financeira demanda tempo. Vale destacar que, muitas vezes, essa análise revela mais prejuízos do que lucro. Mas isso não deve impedir a avaliação.

Importância da contabilidade em pequena empresa

E o que faz da contabilidade em pequena empresa algo tão importante assim? Isto é, além de obrigatório, contar com auxílio de um serviço profissional de contabilidade é algo que também se traduz em benefícios. Mas quais são eles?

Dentre alguns benefícios da contabilidade para empresas de pequeno porte, podemos destacar:

  • Eficiência na gestão financeira da empresa;
  • Otimização de processos internos, em diferentes áreas;
  • Melhora na tomada de decisões e aproveitamento de oportunidades de mercado;
  • Redução de custos com impostos e gastos não essenciais;
  • Otimização do lucro e investimento para crescimento da empresa.

Em outras palavras, usar a contabilidade em uma pequena empresa é uma forma de garantir melhores resultados e crescimento. É esse serviço que ajuda o empreendedor a ter uma melhor gestão e visão de negócio.

Evite misturar pessoal com o empresarial

Vale destacar ainda a importância de não misturar suas finanças pessoais com as do seu empreendimento. Erro muito comum em pequenas empresas, essa ação pode resultar tanto em problemas fiscais quanto de crescimento do negócio.

Mesmo em caso de compras de pequenos valores, é importante evitar que isso aconteça e se torne um hábito.

Serviço de contabilidade em pequena empresa

Assim, é possível notar que o serviço de contabilidade em pequena empresa é, mais do que só obrigatório, algo indispensável. É por meio desse serviço que um empreendimento consegue realizar o cálculo de impostos, prestando as obrigações tributárias definidas por lei. Não é segredo nenhum que o Brasil é um dos países com uma carga tributária alta e complexa. Neste sentido, torna-se fácil se perder em meio a tantos tributos. Além disso, as mudanças legislativas acontecem a todo o momento. E com tantas frentes para lidar, o empreendedor não chega a ter tempo de lidar com tudo isso.

O que considerar antes de contratar?

Sendo assim, uma forma de evitar pagar mais impostos do que precisa, o ideal é contar com o auxílio de um serviço de contabilidade para seu pequeno negócio. Mas o que considerar antes da contratação?

Em primeiro lugar, é importante que você faça o que recomendamos acima. Otimize o trabalho do contator através do controle e análise das suas finanças. Procure manter um bom sistema de controle de dados e evite perder documentos contábeis importantes. Em seguida, inicie a busca por um profissional com base nas suas necessidades. Seja para lidar com questões legais ou apenas pontualmente, para organizar suas finanças contábeis, tenha um bom parâmetro antes da pesquisa.

Quanto custa?

E quanto isso vai custar para o seu negócio? Quanto é necessário investir para usar a contabilidade em pequena empresa?

O valor do serviço de contabilidade pode variar bastante. Mesmo para empresas de pequeno porte, o valor pode ser maior ou menor, dependendo do que o empreendimento precisa.

Ou seja, o valor de um serviço de contabilidade pode variar dependendo das suas necessidades. Mas o que vem acontecendo nos últimos anos, especialmente com a digitalização de muitos serviços, é o crescimento da oferta online de contabilidade, o que traz preços bem mais acessíveis.

E é justamente essa a proposta do DNA Financeiro para o seu negócio. Além de toda facilidade que o meio digital traz, com o DNA Financeiro você tem mais por muito menos. Com mensalidades a partir de R$ 169,00, seu negócio tem acesso à diversas soluções, incluindo o serviço de contabilidade para pequenas empresas. Confira mais sobre o serviço de contabilidade online e todos seus benefícios!