Contabilidade é obrigatória para pequenas empresas?

Nem todo empreendedor sabe, mas a contabilidade é obrigatória para pequenas empresas. Aliás, é bem comum que muitos até acabam negligenciando esse setor tão importante para todo negócio.

Mas por que a contabilidade é obrigatória para pequenas empresas? E como fazer para não estar na ilegalidade com a legislação tributária?

Para saber a resposta destas e de outras perguntas, continue a leitura e confira mais sobre o assunto!

Contabilidade é obrigatória para pequenas empresas?

Como já destacamos, a contabilidade é obrigatória para pequenas empresas. Mas isso acontece só para empresas de pequeno porte?

A resposta é não! A contabilidade é algo obrigatório para todas as empresas, com exceção para o Microempreendedor Individual (MEI), já que, para essa categoria, o recolhimento de impostos é feito através de contribuições fixas mensalmente, independentemente do faturamento. Isso claro, respeitando o limite legal da categoria.

Além disso, vale ressaltar que muitos documentos essenciais para manutenção do seu negócio só podem ser assinados por um contador habilitado, com registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Outro detalhe importante é que, sem a escrituração contábil regular, o empreendimento corre alguns riscos. Um deles são as multas de alto valor geradas em razão da falta do serviço de contabilidade obrigatório. As multas também são aplicadas de forma retroativa, cobrando os pagamentos atrasados. Sendo assim, a contabilidade, além de obrigatória, a contabilidade pode ser uma boa solução, trazendo mais economia para sua empresa.

Obrigatória e necessária

Nesse sentido, é possível dizer que a contabilidade obrigatória para pequenas empresas também se faz bem necessária. O empreendedor precisa de informações e dados que o auxiliem na tomada de decisões.

E muitas dessas informações, além de dados e análises, são somente oferecidas por um serviço de contabilidade especializado. Em outras palavras, a decisão de buscar por esse tipo de serviço é uma excelente forma de garantir investimentos mais eficientes.

Essa necessidade ainda se destaca na possibilidade de reduzir custos e ter uma eficiência gerencial maior. A tomada de decisões de um negócio precisa seguir dados técnicos, que reflitam a realidade da empresa e do mercado. Deixar de contar com um serviço de contabilidade é colocar o patrimônio do seu empreendimento em risco.

Por que a contabilidade é obrigatória para pequenas empresas?

Mas exatamente por que a contabilidade é obrigatória para pequenas empresas? O que faz desse tipo de serviço uma obrigação com a qual o empreendedor deve lidar?

Desde 2003, com o novo Código Civil, a obrigatoriedade da contabilidade é instituída para todas as corporações no país, seja qual for seu porte. Dessa forma, houve uma padronização de se seguir um sistema contábil, alinhado com algumas Normas Brasileiras de Contabilidade, como:

Escrituração contábil regular – artigo 1.075: emissão de ata, que deve ser arquivada na Junta Comercial. Nela há dados como prestação de contas, resultado e balanço, além de demonstrações contábeis do negócio;

Balanço patrimonial – artigo 1.179: detalhamento da posição econômica dos patrimônios, ativos e passivos;

Livro diário – artigos 1.180 e 1.181: documento autenticado no órgão de registro competente, onde constam todas as operações financeiras ao longo do ano.

Eficiência na gestão contábil

Mas além de seguir o que indicam o Código Civil e a Normas Brasileiras de Contabilidade, essa obrigatoriedade também visa garantir uma maior eficiência na gestão contábil.

Isto é, a organização de contas é algo indispensável para toda empresa. Em resumo, essa gestão permite ao empreendedor ter um maior controle das finanças corporativas. Outro ponto importante aqui é o planejamento tributário.

Ao apresentar balanços com maior exatidão, permitindo até mesmo a economia com pagamento de tributos, é possível ter uma melhora nas opções de investimento e, consequentemente, dos objetivos do negócio.

Diminuição de riscos

Outro fator que faz da contabilidade algo obrigatório para pequenas empresas é a diminuição de riscos. Uma característica bem destacada desse tipo de serviço para empresas é o auxílio na minimização de vulnerabilidades.

Por meio do trabalho de um contador é possível garantir que a empresa cumpra com suas obrigações tributárias e trabalhistas. A comprovação dessas obrigações é um dos pontos mais difíceis para quem não tem auxílio de um profissional.

Além disso, outro risco que é praticamente sanado aqui é a divergência entre sócios. Isso porque a ausência de um contador pode fazer com que a empresa responda judicialmente pela omissão de um dos sócios.

Contratando contabilidade obrigatória para pequenas empresas

Mas e na hora de contratar um serviço de contabilidade obrigatória para pequenas empresas, quais são os cuidados a serem tomados? Assim como qualquer outro serviço, a contabilidade deve passar por uma boa análise antes da contratação. Dessa forma, você garante que seu negócio tenha o melhor serviço pelo melhor preço.

Por exemplo, um dos critérios mais básicos na hora de contratar é a regulamentação do profissional. É indispensável que o contator ou escritório seja regulamentado por meio de uma certidão, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade. Mas quais são os outros critérios na hora de contratar?

Especialidade e tecnologia

Uma forma de garantir um melhor serviço de contabilidade para o seu empreendimento é buscar por profissionais especializados, que demonstram não apenas o conhecimento em contabilidade, como também em gestão. As questões contábeis podem, e vão, afetar seu negócio, cabe ao contador trazer as ferramentas certas para garantir melhores resultados.

E por falar em ferramentas, a familiaridade com a tecnologia é outro aspecto diferencial no serviço de contabilidade. Por meio da tecnologia é que muitos processos são otimizados, ajudando a sua empresa a ganhar tempo e dinheiro.

Da mesma forma, é a tecnologia que lhe auxilia a armazenar e analisar dados com mais segurança. O acompanhamento de mercado e a melhora nas tomadas de decisão também foram beneficiados com a aplicação da tecnologia na contabilidade.

Momento da sua empresa

Por fim, mas não menos importante, outro fator que deve ser colocado na balança na hora de contratação é o momento da sua empresa. Para pequenas empresas, economizar onde for possível é fundamental.

E essa economia acaba refletindo também no momento de contratar um serviço de contabilidade. É importante buscar o melhor resultado pelo melhor preço. E isso é algo com o qual o DNA Financeiro pode te ajudar. Além de trazer um preço que cabe no orçamento de qualquer empresa, prezamos por trazer os melhores resultados para seu negócio.

Para isso, te ajudamos a investir melhor seu tempo por meio da contabilidade online, automatizando processos para garantir rapidez e eficiência. Faça uma consulta e entenda como podemos te ajudar!