Como funciona a consulta de CNPJ? Saiba mais!

Você provavelmente já ouviu falar na consulta de CNPJ, mas sabe como funciona na prática? Uma forma bem prática e rápida de saber se uma empresa está ativa, a consulta pode trazer diversas informações necessárias para o seu negócio.

Mas para isso, é preciso, primeiro, entender o que é e como funciona esse tipo de pesquisa. E para te ajudar, separamos aqui um conteúdo completo. Continue a leitura e entenda como funciona a consulta de CNPJ!

Consulta de CNPJ: o que é?

Designado pela Receita Federal no momento da abertura da empresa, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) tem diversas utilidades. E uma delas é a identificação de um negócio e suas atividades.

Com isso, vem também a possibilidade de saber qual a situação de um negócio. Isto é, além de permitir que a empresa atue de forma regularizada, o número também serve para fornecer informações. Dessa forma, tanto a Receita Federal quanto você e outras pessoas podem ter acesso a alguns dados.

E é justamente essa possibilidade de saber a situação de uma empresa que faz da consulta algo tão importante.

E para que serve essa consulta?

Mas para que serve a consulta de CNPJ? Quais as utilidades dessa pesquisa para quem é empreendedor e que tipos de benefícios ela pode trazer?

Em primeiro lugar, o principal motivo da consulta é saber se uma empresa existe, se está regularizada e ativa. Assim, por meio dela, é possível evitar golpes ou fazer negócios com empresas em situação irregular.

Exemplo disso é quando uma empresa busca por fornecedores, mas desconhece a situação fiscal desse fornecedor. Além disso, por meio da consulta de CNPJ é possível identificar se há processos judiciais ou dívidas em atraso.

Em outras palavras, é possível dizer que essa pesquisa traz segurança para suas negociações, trazendo mais eficiência e resultados para suas transações.

No mais, a consulta também traz dados importantes sobre a empresa, como localização ou pendências.

Consulta Simplificada

Outro detalhe sobre a consulta de CNPJ são os tipos de pesquisa. Isto é, a pesquisa pode ser dividida em simplificada e detalhadas.

A consulta simplificada, como o próprio nome já indica, possui menos detalhes. Aqui é possível saber se o CNPJ consultado possui protestos, problemas na justiça ou de recuperação judicial ou extrajudicial e pendências financeiras.

 Consulta Detalhada

Por outro lado, a consulta detalhada traz mais informações. Assim, ela funciona como um relatório completo a respeito da empresa e seus sócios. Neste tipo são reservadas informações como dados cadastrais, pendências financeiras, informações sobre pagamentos e protestos e até sobre consultas anteriores de outras pessoas.

Além disso, há mais detalhes sobre os sócios da empresa consultada, como participações e outros dados complementares.

Como funciona a consulta de CNPJ?

Mas não basta saber o que é e para que serve a consulta de CNPJ. É necessário também entender como realizar essa pesquisa. E é justamente isso que vamos explicar para você agora!

Formas de consultar

Em suma, existem diferentes formas de pesquisar o CNPJ de uma empresa. A prática possibilita que você possa descobrir como anda a situação de um negócio quanto ao cumprimento de algumas exigências legais. Confira a seguir onde fazer a pesquisa.

Receita Federal

Em primeiro lugar, uma das formas mais rápidas e fáceis de pesquisar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas de uma empresa é através do site da Receita Federal.

Para isso, basta inserir o número do CNPJ da empresa que você deseja pesquisar e clicar em “Consultar”.

Com isso, serão reunidas todas as informações encontradas sobre o contribuinte em questão. O portal revela dados como nome empresarial e fantasia, endereço, data de abertura e descrição de natureza jurídica. Além disso, você também pode saber qual a situação cadastral da empresa pesquisa.

Portal do Empreendedor

Outra forma de realizar a pesquisa do CNPJ de uma empresa é através do Portal do Empreendedor. Neste caso específico é possível realizar a consulta do CNPJ através do CPF do empreendedor.

Isto é, se uma empresa está enquadrada no regime Microempreendedor Individual (MEI), é possível encontrar os dados desejados pelo CPF. Mas como fazer isso?

Em resumo, acesse a área “Emissão de Comprovante MEI” e clique em “Comprovante de MEI”. Logo em seguida, digite o CPF e data de nascimento do titular para consultar as informações sobre a empresa.

Aplicativo CNPJ

Também é possível fazer esse tipo de consulta sobre empresas por meio do aplicativo CNPJ, da Receita Federal. Essa é outra opção digital e gratuita para consulta através do celular ou tablet.

Disponível tanto para aparelhos Android quanto iOS, o aplicativo garante o acesso a informações relacionadas a situação cadastral e dados como capital social e natureza jurídica.

Cartório de Protestos

Por fim, outra forma de descobrir o CNPJ de uma empresa é por meio de consultas realizadas pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB).

Em suma, esse tipo de pesquisa tem como objetivo resgatar boa parte do histórico de protestos de um negócio. Dessa forma, a pesquisa fornece o registro dos últimos cinco anos de histórico de protestos de forma gratuita