Como escolher um escritório de contabilidade

Entender como escolher um escritório de contabilidade é bem importante para garantir o melhor serviço e resultados para o seu negócio. Mas você sabe como fazer isso? Contratar um bom serviço contábil exige mais do que apenas recurso, é necessário entender o que considerar na hora de contratar um.

A terceirização da contabilidade, além de obrigatória na maior parte dos casos, é indispensável. Sendo assim, para te ajudar, separamos algumas dicas para te auxiliar na escolha. Continue a leitura e saiba mais!

Como escolher um escritório de contabilidade: por que contratar?

Mas antes de falarmos sobre como escolher um escritório de contabilidade, é importante entender porque esse serviço é tão importante. Como já destacamos antes, contratar um contador é uma obrigação da empresa em muitos casos.

Isso porque, de acordo com a lei, e para regularizar as contas da empresa e seus demonstrativos, é necessário contar com o auxílio de um contador. Mas a importância desse serviço não para por aqui.

Tomar conta de um empreendimento não é uma tarefa fácil; exige do empreendedor cuidar de diversas frentes e setores. Dessa forma, a terceirização de alguns setores passa a ser uma necessidade. Terceirizar a contabilidade da sua empresa garante uma economia de tempo e dinheiro. Isto é, investir na contratação de um escritório de contabilidade pode garantir que a gestão da empresa seja bem mais fácil. Além disso, o trabalho do contador também costuma trazer dados e informações que te ajudam na tomada de decisões.

Evitando gastar mais do que o necessário

Da mesma forma, ao escolher um escritório de contabilidade para cuidar desse setor, você evitar gastar mais do que o necessário com tributos e taxas. É comum se perder em meios a tantos impostos cobrados no Brasil.

No entanto, o contador é o profissional que pode ajudar seu negócio a pagar somente o necessário. Da mesma forma, esse serviço traz mais segurança e confiabilidade para qualquer empresa. Contar com a ajuda de um profissional de contabilidade faz com que sua empresa tenha muito mais controle sobre as entradas e saídas de recursos. A longo prazo, isso representa um auxílio no crescimento do seu empreendimento.

Como escolher um escritório de contabilidade: prioridades da empresa

Mas para garantir tudo isso, é necessário entender como escolher um escritório de contabilidade. E o primeiro passo para isso é saber quais são as prioridades da sua empresa.

A escolha de um contador passa por uma análise da atual situação do seu negócio. Ou seja, procure entender o que você precisa no momento.

O profissional vai te ajudar a manter um equilíbrio das suas finanças? Ou você precisa de um contador para lidar com toda a carga tributária? Ter isso em mente pode te ajudar na hora da escolha.

Custo-benefício

Outro fator que vai te ajudar a entender como escolher um escritório de contabilidade é o custo-benefício. O ideal é que o serviço contratado não comprometa o orçamento da sua empresa.

Contudo, é importante também que a qualidade do serviço prestado esteja alinhada com as necessidades da empresa. Dessa forma, procure pelo melhor custo-benefício que entregue os benefícios que você procura, pelo preço que pode pagar.

Em muitos casos, o empreendedor necessita apenas pagar os tributos no prazo correto e apenas isso. Em situações como essas, o mercado de contabilidade traz diversas opções a baixo custo.

Porém, também é normal que a empresa procure por um profissional que entregue mais, auxiliando não apenas na contabilidade, como também na gestão. Assim, o serviço prestado pelo contador terá um maior valor e, consequentemente, um maior preço.

Atendimento e foco na sua empresa

Além do custo-benefício, outro fator que pode te ajudar na hora de escolher um escritório de contabilidade é o atendimento. Atualmente, com a velocidade das demandas e oportunidades de mercado cada vez maiores, um atendimento de qualidade e eficiente tornou-se algo essencial.

Desse modo, um serviço de contabilidade que, além de qualidade na entrega, apresente também eficiência, pode ser um excelente filtro na sua escolha. É importante que o escritório de contabilidade traga soluções com foco naquilo que o seu negócio precisa.

Sendo assim, busque avaliar, antes da contratação, a velocidade de resposta do escritório. De e-mail a resposta para dúvidas, é importante que tudo funcione bem.

Tecnologia e suporte

Outros dois fatores que também estão relacionados com a comunicação e atendimento de um escritório de contabilidade são a tecnologia e o suporte.

Assim como diversas outras áreas, a tecnologia para a contabilidade trouxe diversos benefícios. As ferramentas online, como plataformas de gestão, são um grande diferencial no momento de buscar por esse tipo de serviço.

Essa mesma tecnologia, aliás, também auxilia no suporte oferecido para os clientes do escritório. Quanto maior a eficiência desse suporte, melhor é o serviço prestado para o seu negócio

Com isso, a confiança transmitida no dia a dia, auxiliando em diferentes atividades da empresa, pode te ajudar a escolher um escritório de contabilidade.

Como escolher um escritório de contabilidade: outros cuidados

Além dos fatores que indicamos acima, existem também outros cuidados que você pode ajudar na hora de escolher um escritório de contabilidade. São ações simples, mas que te ajudam a evitar escritórios e contadores pouco confiáveis. Um desses cuidados é confirmar a situação cadastral do escritório. Isto é, procure saber se o profissional está devidamente habilitado para exercer o serviço de contabilidade. Consulte o estado da situação do escritório junto ao CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e demais órgãos de controle.

Relatórios e modelos

Outro cuidado importante é avaliar também a forma como o escritório encaminha para você os relatórios e documentos que vão ajudar na gestão da empresa. O ideal é que a empresa receba – mensalmente – documentos com informações a respeito de cobrança de tributos e custos trabalhistas.

Procure conhecer antes de contratar o modelo destes relatórios e a forma como eles são entregues para você. Veja se os documentos de fato entregam informações que vão auxiliar na tomada de decisões e garantam uma visão ampla da situação da empresa.

Adotando todos esses cuidados é possível escolher um escritório de contabilidade que se enquadrem nas suas necessidades e ofereçam, mais do que um serviço, soluções e oportunidades para o seu negócio.